Como ensinar as crianças a organizar os brinquedos?

Posted on Feb 27 2013 - 7:39am by cristina.castillo@pannacottagroup.com

Não é brincadeira, não – mas pode ser! Ensinar desde cedo às crianças a arrumarem e organizarem seus brinquedos é um passo muito importante na formação de adultos bem estruturados, mas não precisa ser uma coisa chata, com cara de obrigação. E o “pulo do gato” está justamente aí: tornar a educação das crianças uma coisa divertida, até quando o assunto é manter os brinquedos no lugar certo depois da bagunça.

É na volta às aulas que os pais costumam sentir ainda mais de perto esse problema, porque a desorganização dos brinquedos acaba tendo reflexo também na organização dos estudos. Antes de mais nada, é preciso ter lugares apropriados para brinquedos, livros, cadernos e lápis de cor: para as crianças aprenderem a guardar suas coisas, esses lugares precisam ser acessíveis.

Por isso nada de prateleiras altas, caixas escondidas em armários ou uma decoração que privilegie o seu jeito de ser em detrimento da praticidade. Quanto mais à mão, mais fáceis de serem pegos, mas também mais fáceis de voltarem para o lugar pelas próprias mãozinhas.

Desde cedo, mostre ao seu bebê que tudo fica mais fácil quando está no seu lugar certo. O chão é mais fácil de andar sem chutar brinquedos, os lápis são mais fáceis de encontrar quando estão todos juntinhos no copinho ou no estojo, os brinquedos “adoram” aquelas caixas ou cestas de tamanhos variados que você comprou especialmente para eles e que fica ali no chão, fácil, fácil de colocar tudo de volta de acordo com o tamanho.

Itens pequenos devem ficar nas caixas menores, peças grandes nas caixas maiores, proporcionalmente, para a caixa em si não virar uma bagunça! Vale também colocar etiquetas de identificação com o nome ou categorias dos brinquedos ou algum desenho que ajude os pequenos a identificar o lugar certo. E aquela brincadeira de descobrir o lugar de cada coisa é também uma parte muito importante da educação das crianças, que vai se refletir diretamente na vida escolar, principalmente nos períodos de volta às aulas.

De acordo com os especialistas, já a partir dos 2 aninhos de idade as crianças podem ajudar a ir arrumando a casa com você, em especial o quarto delas mesmas, que lá pelos 5 já pode ficar “sob a responsabilidade” delas. Isso fará que, lá pelos 7, na época da alfabetização, esse seja um processo já bastante natural. Mas não esqueça do exemplo: você não pode cobrar o que você mesma não fizer, por isso mãos à obra, mesmo que tenha uma ajudante em casa.