Do Começo: O primeiro sorriso do meu bebê

Posted on Mar 1 2013 - 11:43am by cristina.castillo@pannacottagroup.com

Já tem um tempinho que a Maria Eduarda começou a sorrir. Acho que mais ou menos um mês. Não é aquele sorriso involuntário, não. É aquele em resposta aos estímulos que você dá. É SENSACIONAL!

Acho curioso que uma das primeiras formas de interação do bebê com os pais é exatamente o sorriso. Talvez seja uma mensagem que a vida nos dá, para sempre sorrir. É maravilhoso como o choro tem vários significados, dor, reclamação, incômodo, alerta, sofrimento… mas o sorriso só tem um significado: FELICIDADE!

 

O sorriso é a resposta que nós pais temos de que estamos no caminho certo, afinal, o bebê só começa a sorrir depois que já se familiarizou  com os pais, com a família.  Ou seja, sorriso também é sinônimo de confiança. O bebê só sorri depois que já CONHECE os pais o suficiente. Acho linda essa matemática da existência, sabe? A forma como Deus pensou a nossa evolução e as nossas conquistas do dia-a-dia. Acho que acordei inspirada hoje, meio romântica.

 

Talvez seja por que ela, a Maria Eduarda, hoje pela manhã, além de acordar sorrindo, acordou conversando, como ela nunca tinha feito antes. Um passo de cada vez. Ela começou a me olhar e me perceber, depois começou a sorrir e agora começa a se expressar, a se abrir para nós. São sons de letras emitidas pela boca, mas para mim são mais que isso. São o sinal de que agora sim ela confia em mim para CONVERSAR, na língua dela. Não é lindo pensar assim?

 

Ela e eu, estamos nos conquistando todos os dias. Conquistando o amor, a amizade e a confiança uma da outra. Um passo de cada vez. Cada passo acertado libera mais uma evolução dela.  Não é assim até ficarmos velhos? Não é assim que funciona na nossa fase adulta? Com todos os nossos relacionamentos? Primeiro olhamos, se o resultado da observação for positivo, sorrimos para darmos continuidade positiva à interação e depois de algum tempo conversamos, nos abrimos com o outro. Mas, deixa eu ir agora, pois o choro faz parte de qualquer relacionamento, e nesse momento, a minha cara metade baby está resmungando querendo dormir.

 

Branca Andrade é jornalista e acabou de ganhar a primeira filha. Como mamãe de primeira viagem, vai escrever regularmente aqui no Do Começo. Acompanhe!