Quando meu filho vai dizer as primeiras palavras?

Posted on Mar 4 2013 - 7:56am by cristina.castillo@pannacottagroup.com

Você conversava com seu bebê quando ele ainda estava na sua barriga? Fazia muito bem, mas agora deve estar doida para ele começar logo a falar e a lhe responder, não é mesmo? Bem, não adianta ter pressa, mamãe de primeira viagem, isso acontecerá de acordo com o desenvolvime

 

nto do bebê, e cada um tem seu tempo certo. Claro que há uma idade em torno da qual as primeiras palavras costumam a aparecer, mas ela sempre pode variar de uma criança para a outra. É lá pelo um ano e meio, 2 anos que as primeiras palavras começam a ser formadas apesar de, antes disso, ele já ir treinando, balbuciando alguns sons. Em torno dos seis meses eles adoram fazer sons muito parecidos com algumas palavras – mas são só isso mesmo, sons sem sentido. Mas é claro que você pode ajudar o desenvolvimento do bebê, há atitudes simples que vão ajuda-lo com as primeiras palavras.


Uma delas é aquela que a mamãe de primeira viagem já fazia desde antes do parto: converse com ele, explique as coisas, brinque mostrando o nome dos objetos, mesmo você sabendo (ou achando) que ele não está entendendo nada. Vai ficar tudo lá armazenado na memória esperando para ser reproduzido, com sentido, na hora certa.

 
Coloque-o ao lado de outras crianças – você sabia que os bebês se comunicam? Naquele balbuciar um com o outro se entendem, de alguma forma. Isso incentiva o hábito de falar e a sociabilização desde cedo.


Procure colocar objetos que imitem o seu dia-a-dia, como telefone de brinquedo, por exemplo. Com certeza ele já a observou falando ao celular e ai querer imitá-la. Outra dica é um microfone: já viu criança resistir a ele? Então incentive seus dotes musicais deixando-0 ouvir música sempre que possível, cante e dance com ele. Assim, não só você o estará incentivando a falar, como reforçando cada vez mais o vínculo com a pessoa mais importante da sua vida.