Gravidez tardia, será?

Posted on Sep 29 2014 - 12:22pm by cristina.castillo@pannacottagroup.com

Mitos e verdades de ser mãe aos 40

gravidez tardia1

Já é sabido que as mulheres estão se tornando mães cada vez mais tarde. A gravidez aos 40 anos é comum nos dias de hoje e um dos motivos é que as mulheres estão priorizando a busca pelo sucesso profissional e estabilidade financeira. Para somente depois, realizar o sonho de ter um bebê. Mas quais os riscos reais de ficar grávida aos 40?

gravidez tardia2

Segundo especialistas, a idade ideal para uma mulher engravidar é dos 20 anos aos 30. Após os 35 anos, torna-se mais difícil para a mulher engravidar, fato que se acentua com o avanço da idade. A taxa de fertilidade feminina aos 35 anos cai pela metade do que era aos 25. Entretanto, essa história de que a mulher com 40 anos só tem 8% de chances de engravidar é falsa.

gravidez tardia3

Gravidez saudável

Vale lembrar que a maioria das mulheres que engravidam depois dos 35 anos tem uma gravidez tranquila e dão a luz a lindos e saudáveis bebês. Isso porque as condições de saúde da mulher são fundamentais e podem influenciar positivamente na gestação. Uma mulher saudável e não obesa pode engravidar sem maiores riscos.
Especialistas indicam que a mulher engravide até os 40 anos para evitar problemas de circulação, cardiológicos e diabetes mais comuns depois dessa idade. Mas com a prática de exercícios, boa alimentação e o acompanhamento médico rigoroso durante a gravidez diminuem as chances de complicações com a saúde da mãe e do bebê.

gravidez tardia4

Vantagens

Se por um lado existem riscos de ser mãe aos 40, por outro a estabilidade emocional e segurança de uma gravidez desejada e planejada tornam esse momento ainda mais mágico. Muitas mulheres que passaram por essa experiência dizem que não se arrependem de terem optado por ter filhos mais tarde e que ser mãe aos 40 é delicioso. Nunca teriam essa maturidade aos 20.

De acordo com especialistas, mulheres mais velhas têm mais sabedoria para cuidar e educar os filhos. Além de terem mais disposição para amamentar e escolherem alimentos mais saudáveis para alimentarem os filhos, como frutas e verduras. Os casais mais velhos costumam também dar mais atenção aos filhos do que os mais jovens.

Dicas

Se você já chegou aos 40 anos e quer realizar o sonho de ser mãe, não perca tempo. Algumas dicas podem ajudá-la nessa ‘empreitada’. Os médicos indicam que as mulheres façam um check-up e comece a tomar ácido fólico 3 meses antes de começar a tentar engravidar. É possível checar sua taxa de fertilidade com um exame dos níveis dos hormônios estradiol e FSH no início do ciclo menstrual. O resultado indica se os ovários respondem aos hormônios que induzem a ovulação.
A mulher aos 40 deve também ter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos periodicamente, evitar o estresse e a ansiedade e não esquecer, é claro, de fazer sexo no período fértil.